quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Depois das 2 ... vêm as 4 rodas

Aos 31 anos Wayne Gardner em 1991 resolveu fazer uma experiência nos formulas quando correu com um Shrike na formula / Holden que completava o programa do GP Austrália de F1.
Depois desta experiência ainda fez em 1992 o campeonato do mundo de 500cc quando no fim desse ano resolveu retirar-se das 2 rodas, com um título mundial em 1987, para abraçar uma carreira
Primeira experiência em Bathurst 1992
nos automóveis. Nesse mesmo fim de 1992 foi a Bathurst fazer a prova dos  V8 supercars com um Holden Commodoro alugado a Graham Moore. Acabou por ficar em 26º lugar quando

De capacete aberto com que corria no Holden experimentou um F1


tiveram que interromper a prova pela muita chuva e nevoeiro. Nesse mesmo ano num teste dos pneus da Goodyear, Wayne só por prazer, teve direito a experimentar um Lotus 107 de formula 1. 

1993 Gardner fez a época de V8 supercars num Holden  e  em  Adelaide conseguiu ganhar uma 

Equipa de Gardner nos V8 supercars
manga mas foi um ano com muitas batidas, que lhe valeram a alcunha de "Captain Chaos".
Já não acabou o ano pois a equipa ao ouvir os rumores que iria sair e formar a sua equipa ... antecipou-se e mandou-o para casa. Em 1994  forma a sua própria equipa com um forte

No Japão guiava um Toyota Supra
apoio da Coca Cola e leva para colega  Neil Crompton comentador do Canal 7 australiano. Inicialmente o contrato tinha uma duração de 3 épocas, que foram de altos e baixos. Pela positiva a vitória no Tooheys 1000 e o 3º lugar na Bathurst 1000 tudo em 1995 e em 1994

Com o seu colega de equipa no Japão
pela negativa fica, quando na principal prova do ano, a Bathurst logo na primeira volta o seu companheiro de equipa lhe bateu e ficaram os dois no muro. Em 1997 a equipa não correu por falta de fundos.
Entretanto graças ao seu "bom" nome no Japão Wayne guiou desde 1996  a 2002 para a equipa 

24 horas de Le Mans em 1998 mas sem concluir
TOM oficial da Toyota, no Grand Touring Car Championship um Toyota Supra. Ainda conseguiu ganhar duas provas Fuji em 1999 e Sugo em 2001.   Em 1998 Wayne Gardner foi fazer as 24

O último carro que guiou o Ford dos V8 supercars
horas de Le Mans num Riley & Scott na companhia de Philippe Gache e do ex-colega das motos Didier de Radrigues, mas desistiram por problemas de motor.
Em 1999 Wayne regressa ao V8 supercars com
Com o seu filho Remy Gardner
um Holden alugado à Perkins Engenharia. Foi até abandonar as corridas em 2002 a última equipa onde correu e onde ainda tirou uma vitória em Calder Park e uma Pole em Bathurst.
Wayne Gardner abandonou definitivamente as
Remy Gardner em acção na Moto 2
competições no fim de 2002 sem ter tido o sucesso que teve nas motos. Hoje encontra-se centrado na carreira do seu filho Remy que já anda no mundial de Moto 2 embora me pareça não ter a mesma "habilidade" que o seu pai tinha.

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