quarta-feira, 2 de novembro de 2016

... e tudo a VW levou !!!

Só não é totalmente uma saída em glória, porque não foi planificada para isso, mas sim por força da conjuntura que se criou com o escândalo da emissão de gases nos motores diesel do grupo VW que vai levar a indimnizações de milhões de dollares por todo o mundo.
2012 Ogier fez o mundial com Skoda Fábia S2000
Sediada em Hannover a VW Motorsport chefiada por Jost Capito e tendo na direção técnica Willy Rampf conseguiu em 4 anos de WRC conquistar outros tantos títulos de construtores e ganhar 43 rallies do WRC.
Ogier em 2012 a testar o Polo R WRC
E foi este o projecto apresentado para 2013
O ambicioso projecto do VW Polo R WRC começou em 2012, embora o primeiro grande acto de gestão tenha sido em Novembro de 2011 quando anunciaram o contrato por vários anos da dupla da Citroen Sebastien Ogier / Julien Ingrassia para fazer a época de 2012 do WRC não no Polo que não estava homologado mas com um Skoda Fábia S2000 para rodar toda
A época de 2013 abriu no Monte Carlo
a equipa no terreno. Ao mesmo tempo ia testando o Polo R na companhia de Andreas Mikkelsen e Kevin Abbring que fariam algumas provas extra com o Polo. Ainda no fim de 2012 foi  então apresentado o projecto VW Polo R WRC para 2013 assim como Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila para acompanhar a dupla francesa.
2013 primeiros títulos para a equipa VW Motorsport
2014 Ogier bisa no título mundial
2013 seria o primeiro ano à séria da equipa. Iria a VW Motorsport finalmente  aplicar no terreno todos os ensinamentos tirados na época anterior. E de que maneira foi aplicado que deu logo o título mundial de pilotos a Ogier e o de construtores à VW e tendo Ogier/Julien ganho os rallies da Suécia, Portugal, México, Itália, França, Finlândia, Austrália, Catalunha e Gales enquanto Latvala/Mikka ganham na Grécia.
Latvala em 2014 já ganhou mais provas
O projecto Polo R WRC para 2015
2014 não foi igual porque o domínio da VW ainda foi maior, com mais vitórias mas mais repartidas entre os pilotos voltando a dar novo titulo a Ogier/Julien que ganharam Monte Carlo, México, Portugal, Itália, Polónia, Austrália, Catalunha e Gales sendo que os rallies da Suécia, Argentina, Finlândia e França fossem para Latvala/Mikka.
A fabulosa equipa da VW Motorsport - 2015
Ogier/Julien caminharam para o tri em 2015
2015 os Polo R WRC apresentaram uma nova decoração e novas alterações técnicas o que ainda os deixou mais longe da concorrência.
Assim começou o ano de 2016 com esta nova decoração
Ogier/Julien mais uma vez arrebatou o título, o terceiro consecutivo assim com a VW. A novidade foi da parte de Anders Mikkelson que já fazia o campeonato completo desde o ano passado, depois de algumas provas com o terceiro Polo em 2013, ter ganho este ano o Rallie da Catalunha, deixando a Latvala os rallies de Portugal, Finlândia e França tendo Ogier ganho Monte Carlo, Suécia, México, Itália, Polónia, Alemanha, Austrália e Gales.
2016 este foi um ano
Os "artistas" de 2016
no mínimo esquisito. Não pelos resultados onde a VW voltou a dominar conquistando mais uma vez o titulo de construtores e Ogier/Julien o de condutores (quando ainda falta disputar o Rallie da Austrália).
Jost Capito o cérebro deste projecto da VW
O ano ficou marcado pela saída do seu director de sempre Jost Capito a meio da época substituído por Sven Smeets e ainda pela apresentação do novo Polo feito segundo os novos regulamentos que vão entrar em vigor no ano de 2017. No entanto com a medida tomada hoje pelo grupo VW em abandonar o mundial de rallies ficará ... guardado no museu.
2016 o último ano do Polo R WRC
Desportivamente os três pilotos voltaram a ganhar no entanto foi o ano em que tiveram mais oposição por parte das equipas rivais.
Este era o futuro projecto testado para 2017 ...
Mikkelson voltou a ganhar uma prova desta vez a Polónia, ficando o rallie do México para Latvala. Ogier voltou a dominar ganhando os rallies de Monte Carlo, Suécia, Alemanha, Catalunha, França e Gales.
Como disse no inicio da crónica esta saída
... como iria ser?
abrupta da VW dos rallies, embora de certo modo se compreenda, deixa ficar no ar a dúvida de como seria 2017. Seria que com as novas normas e com  os novos carros  para todas as marcas, e ainda com a entrada da Toyota que se veio juntar à Citroen, Hyundai e Ford deixava em perspectiva um campeonato de 2017 mais equilibrado ... ou talvez não !!!



Sem comentários:

Enviar um comentário