sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O começo

Boa noite

Depois de pensar e repensar, cá vou eu dar inicio a este projecto um pouco "espicaçado" pela minha mulher, por alguns amigos, e também, porque não dizê-lo, pela necessidade de manter as células cinzentas a trabalhar, depois de há quatro anos atrás ter entrado na reforma.
Esta ideia começou quando, após muita resistência ao Facebook, ter finalmente aberto uma pagina ( faz agora em Janeiro precisamente um ano) , e,  depois de começar a perceber como "aquilo" funcionava, fazer uns posts sobre a minha grande paixão: os desportos motorizados.
Comecei, não sei se por gentileza, a ter os "likes" da malta amiga, que ao mesmo tempo ia alimentando a minha necessidade de preparar um novo post  para o dia seguinte e por aí fora.
O titulo deste blog, foi o que me veio de imediato à cabeça:  3 - 2 - 1 - GO,  que como sabem é a ordem de partida para os troços cronometrados dos rallies. Mas vou desde já  lançar uma ideia: serem vocês a decidir qual o titulo, sugerindo um nome.  Vencerá o que melhor entrar pelo ouvido. Ah, atenção, nesta altura, nem sei se posso alterar o titulo do blog, vamos ver.
Vou aqui tentar relatar passagens do desporto motorizado nacional e estrangeiro, fazer a descrição dos circuitos mais importantes, falar dos meus ídolos, a diferença de opinião de hoje  para há 30 anos atrás nalguns temas, porque mudar de opinião também pode ser salutar, e tudo o mais que me lembre, mas sempre sobre desporto motorizado.
Este vicio malvado, que se entranha no corpo pelas narinas, quando cheiram a gasolina queimada, o Castrol R40, a borracha a derreter, ou pelos ouvidos, quando o roncar libertador dos hp (cavalos) tentam fugir dos motores pelo escape, ou o chiar dos pneus em mais uma travagem discutida até ao limite, ou no limite da aderência dos mesmos numa curva. Como todos os vícios, deve haver um tratamento realmente eficaz, mas ainda não o descobri e mesmo que, por vezes, e por variados motivos, desligue um pouco, não há hipótese e a recaída aparece mais tarde ou mais cedo.
Quero deixar presente que houve cinco "dealers" muito importantes na criação deste vicio: na minha  juventude em Reguengos de Monsaraz, nos fins dos anos sessenta, princípios dos setenta, havia muitos rallies piratas naquelas zonas e o meu primo Luis Leitão e o José Prego foram os primeiros a alimentar o vicio, pois participavam nessas provas e levavam o puto com eles. Depois veio outro primo, infelizmente já desaparecido, Policarpo de Brito, que corria nos rallys e circuitos nacionais com carros espectaculares que tive o prazer de com ele andar, um NSU TTS, um Porsche 911 S, um Jaguar modelo E, estes os mais significativos. A seguir, veio o meu amigo Alexis Bulgari, que conheci por um mero acaso num longínquo rally de Portugal, e que conseguiu, com a sua sapiência, tentar mostrar ao Sr. Bernardino que era mais perigoso eu andar na rua a acelerar que fazer provas e descarregar lá toda a adrenalina. Foi também ele que me proporcionou o primeiro contacto com um verdadeiro carro de corrida, um Opel 1904 SR de gr 1 que era o seu carro de treinos...  Acabou por me oferecer esse carro no fim do rally.  E por fim o meu pai Bernardino Cardoso, também já desaparecido, que sabiamente foi assistindo a tudo, fazendo a sua análise, cedendo aqui, cortando ali, foi gerindo todo este "problema" e deixou que eu soubesse o que eram as corridas por dentro.
E pronto, já chega de "prosa" por hoje, a introdução ao que vai ser o meu blog está feita, passamos à acção, amanhã temos a primeira crónica.
Até amanhã e ... boa sorte !!!

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Amanhã a primeira crónica?
    E isto o que é? Uma senhora crónica!!!
    Bem vindo blogueiro e que a inspiração esteja sempre aí na ponta dos dedos!

    ResponderEliminar
  3. Grande Vitor,
    Muito parabéns pelo teu blog.
    Os "likes" a que te referes não são apenas gentileza dos comentadores. Os teus posts estão sempre no top.
    Grande abraço

    Pedro Cid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, muita gentileza da tua parte.
      Um grande abraço
      Vitor

      Eliminar
  4. Isto é que é inspiração!...
    Longa vida ao teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, e sabes que se tiver sucesso uma parte dele é teu.
      Beijo

      Eliminar
  5. Parabéns por esta iniciativa.
    Vai ser um começo de um grande projecto.
    Vou passar a divulgar

    ResponderEliminar
  6. Ainda não falas-te do meu piloto preferido da F1 Gilles Villeneuve

    ResponderEliminar
  7. obrigado Policas. Fica agendado o grande Gilles, também um dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  8. Vamos lá Vitor, leva-nos a viajar contigo ao volante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar Luis, pode ser que seja mais emotivo que ao volante de verdade eh eh eh eh.
      Grande abraço

      Eliminar