domingo, 30 de novembro de 2014

Richard Burns

Richard Burns  /  Robert Reid
Foi das coisas mais brutais a que assisti. Um jovem com 34 anos, com toda uma vida pela frente, com um talento fora do normal para guiar, com uma simpatia fora de série, deixou-nos depois de travar a última batalha fez agora a 25 de Novembro 9 anos.
Tudo remonta ao ano de 2003 quando Burns fazia a sua segunda época pela equipa Peugeot - Marlboro e seguia para um dos últimos rallyes da temporada, o Rally de Gales e teve um "apagão" já não participando nessa prova.
Peugeot 205 GTI  challenge 1990
Subaru Legacy gr N ano de 1992
Depois de hospitalizado e de exames minuciosos  foi-lhe  detectado um astrocitoma, que é um tumor cerebral.
No verão de 2004 esteve internado para tratamentos de quimioterapia e radioterapia, e foi finalmente operado em Abril de 2005. Acabou, como já referi em cima, por falecer em Novembro desse ano.
Foi em 1990 que Burns começou mais a sério nos rallyes, fazendo o "challenge Peugeot" com um Peugeot 205 GTI. No ano seguinte volta a correr com um Peugeot no campeonato inglês, e conhece Robert Reid que passaria a ser seu co-piloto, ligação que durou 12 anos, sendo das mais longas da história do wrc.
No ano de 1992  guiou como privado em grupo N um Subaru  Legacy sendo campeão britânico de rallyes grupo N.
Subaru Legacy gr A
Mitsubishi Carisma GT
Nos anos seguinte 1993/4/5  já como piloto do Subaru Rally Team fez com o também Legacy mas de grupo A o campeonato britânico que ganhou e o campeonato Ásia - Pacifico, onde teve os primeiros confrontos com as grandes figuras dos rallyes mundiais. Com o destaque que teve nesses campeonatos a Mitsubishi aliciou-o para as temporadas de 1996 a 1998, onde com um Carisma GT ganha logo no primeiro ano um rallye a contar para o campeonato do mundo, precisamente o Rallye da Nova Zelândia.
Voltou para o velho continente e novamente para a Subaru onde iria guiar os Impreza wrc na equipa oficial no campeonato do mundo durante quatro anos (1999 a 2002).
2001 Festa do titulo no WRC
Subaru WRC
Foram anos muito competitivos, com equipas muito fortes, mas o jovem Burns consegue em 2001 chegar ao desejado titulo de Campeão do Mundo de Rallyes. Por curiosidade em 2000 ganhou o Rallye de Portugal.
A última mudança de equipa na sua vida, não foi muito feliz, pois com a equipa Marlboro - Peugeot não conseguiu ganhar nenhuma prova, apesar dos carros serem competitivos mas foi sempre marcado pelo azar nesses dois anos (2002 e 2003).
Richard Burns teve pelas equipas em que passou, como colegas de equipa os melhores pilotos de rallyes desses anos, nomes que ganharam vários títulos mundiais, como Carlos Sainz, Colin McRae, Juha Kankkunen, Marcus Gronholm, Tommy Makinen, Gilles Panizzi, etc. Claro que todos estes nomes só vieram valorizar os 10 rallyes que ganhou no wrc.
Peugeot 206 WRC o último carro guiado por Burns



Sem comentários:

Enviar um comentário