terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Volta à Corsega 1985

Jean Ragnotti o vencedor desta edição
Saby ficou em 2ª  lugar
Esta prova de asfalto, que já foi uma das clássicas do WRC, hoje faz parte do IRC, mais ou menos a segunda divisão dos rallyes.
Continua a ser uma prova muito exigente, troços muito longos e sinuosos à volta da capital Ajaccio.
O ano de 1985 era a grande guerra do grupos B. Os Lancia 037, Peugeot 205 T16, e Audi quattro A1 batiam-se prova a prova até aos limites, tendo aqui na Corsega, juntado-se os Renault Maxi turbo e os Porsche 911 SC por as características da prova, toda em asfalto, ajudar estes modelos, apenas com tracção traseira como os Lancia.
3º lugar o Porsche de Beguin
A prova tinha um numero recorde de 139 inscritos e todos presentes à partida, embora apenas 45 equipas chegaram ao fim o que mostrava bem a dureza da prova, composta por 30 especiais de classificação totalizando 421,27 kms, para um total geral de 1.075 kms para as 3 etapes da prova.
Os destroços do Lancia 037 do malogrado Bettega
Também não é normal na 1º especial desistirem logo 4 pilotos de topo, Walter Rohrl no Audi, Bernard Darniche e Timo Salonen com os Peugeot  e o especialista da prova Guy Fréquelin com o Opel Manta 400 oficial.
A prova ficou para sempre marcada com o acidente que causou a morte ao italiano Attilio Bettega, que teve um despiste violento com o seu Lancia 037, e em solidariedade toda a equipa Lancia abandonou a prova.
Houve também uma saída de estrada muito violenta de Ari Vatenen que só por milagre não teve as mesmas consequências que Bettega, embora deixa-se bastante magoado o piloto.
Vatenen a sair do acidentado 205 T16
Vatenen a ser ajudado
Com tudo isto acabou por ganhar a prova Jean Ragnotti, mas com todo o mérito pois esteve sempre na disputa da prova, mesmo antes dos acontecimentos negativos que relatei. No segundo lugar ficou o único Peugeot oficial a acabar a prova Bruno Saby seguido também pelo francês Bernard Béguin com o Rothmans Porsche 911 SC.
Yves Loubet, outro especialista da prova, ganhou o grupo A com o seu Alfa Romeu GTV6 conseguindo um honroso 5º lugar da geral.
No grupo N a vitória foi para o BMW 323 i de Bernardini, outro francês, que fechou o top ten.
Reparem nesta foto e na outra o sangue
no meio das pernas, feito pelos pontos
de baixo do cinto, devido à violência
do acidente.

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