sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Jacky Ickx

Será o mais polivalente de todos os pilotos?
A meu ver penso que sim, senão vejamos só algumas conquistas mais significativas:

- 1979: campeão da série Can-Am (uns protótipos muito especiais nos EUA);
- 1983 :venceu o Rally Paris / Dakkar com um jeep Mercedes;
- 1966: venceu as 24 horas de Spa em carros de turismo com um BMW 2002 ti;
- Fórmula 1:  8 vitórias e 25 pódios;
- Venceu as 24 horas de Le Mans 6 vezes;

- Venceu a Bathurst 1000 na Austrália, prova num circuito misto muito complicada,com um Ford Falcon.

Fotos da sua passagem pelas equipas de formula 1, e pelos protótipos da Porsche com que venceu Le Mans.
São feitos muito difíceis de igualar pela maioria dos pilotos, e apenas talvez falte no palmarés deste Belga uma vitória nas míticas 500 milhas de Indianapolis. 
Ickx ao lado do seu rival da F1 Stewart
Acidente de Jarama 1970
Nascido em Bruxelas no dia 1 de Janeiro de 1945, foi muito novo que sentiu a adrenalina subir com as velocidades. A sua carreira, como era normal com alguns pilotos nessas épocas, era uma "fartura", pois quase todos os fins de semana havia corridas, ou de formula 1, ou sport protótipos e por vezes, como se não chegasse, ainda se fazia uma "perninha" nos turismos !!! Isto sim eram pilotos à séria, que me desculpem os actuais.
O estado em que ficou o seu
capacete depois do acidente
No ano de 1966, com a equipa Tyrrel que fazia correr os Matra, estreou-se com um MS5 de formula 2 em Nurburgring, onde voltou na mesma condição no ano seguinte, 1967, sempre com os fórmula 2. Estes podiam correr juntos com os formula 1 e ele, com um carro menos potente, conseguia regularmente andar nos cinco primeiros lugares, isto porque as condições atmosféricas o favoreciam: chovia muito e a sua habilidade para guiar na chuva começou a dar nas vistas. Acabou o ano já com um formula 1 Cooper T81B  com que se estreou em Monza e logo com um 6º lugar. Em 1968, já com um Ferrari, ganhou o Grande Prémio de França em Rouen, mais uma vez debaixo de uma forte chuvada. Esse ano ficou marcado pelo infortúnio, pois no Canadá caiu na box e fracturou a perna esquerda. Voltou no fim da época, conseguindo mesmo assim ser 3º no campeonato atrás de Hill e Stewart.
O lendário Ford GT 40
Em 1969, Jonh Wyer, patrão da equipa que fazia correr os Ford GT 40 com o apoio da Gulf em Sport Protótipos, influenciou-o a guiar pela Brabham em formula 1, para o desviar da Ferrari, que também queria que ele guiasse não só os formulas 1 mas também os carros de Sport. A temporada nem foi má de todo, pois ganhou no Canadá e Alemanha, sendo vice campeão, atrás de Stewart. Finalmente dá alguma estabilidade à sua carreira, ao assinar pela Ferrari entre 1970 e 1973 para guiar os seus carros de sport e de formula 1. Logo no primeiro ano teve um começo complicado, com um grande acidente em Jarama com Jackie Oliver, em que os carros pegaram fogo e Ickx sofreu graves queimaduras... No entanto, acabou o ano a lutar pelo campeonato com Jochen Rind em Lotus, que morreu em Monza num acidente, ficando apenas Ickx a pontuar até ao fim do campeonato, o qual  acabou por perder por um ponto para Rind, que foi campeão a titulo póstumo, o único até hoje na formula 1. Jack Ickx, em 2011, numa entrevista a uma revista inglesa, disse ter ficado satisfeito por não ser campeão nesse ano de 1970 por achar pouco desportivo bater-se com alguém que não se podia defender. Os outros dois anos de Ferrari foram bastante irregulares em ambas as classes, com os carros vermelhos a perderem competitividade de ano para ano.
Um dos muitos modelos da Porsche com que correu
Em 1974 e 1975 guiou pela Lotus, com o modelo velho, o 72, e o novo mas problemático 76. Foram épocas más, apenas quebradas com vitórias ou bons lugares quando (claro...) chovia copiosamente, levando-o -  por comum acordo com Chapman - a abandonar a equipa a meio do ano de 1975.
 1976 a 1979 foram anos muito difíceis. Provavelmente nem os deveria ter feito, pois nunca teve uma equipa certa, saltando de equipa em equipa...  Guiou carros como Williams, Ensign, Ligier,  e até um projecto muito mau -  Walter Wolf -  cujo carro era feito de pedaços de Williams e Hesketh. E assim, de uma forma pouco digna, acabou a sua passagem pela formula 1 em 1979.
Também com os Ferrari correu em Sport Protótipos
A sua primeira grande vitória em carros de rodas cobertas, foi em 1966, ao ganhar as 24 horas de Spa para carros de turismo com um BMW 202 TI.
Nos Sport Protótipos, em 1969, a guiar para o já falado John Whyer os Ford GT 40 azuis clarinhos (com o laranja da Gulf Oils) , teve a sua primeira e talvez mais bela vitória em Le Mans. Nessa altura as partidas de Le Mans eram muito especiais, pois os pilotos alinhavam-se de um lado da pista e no outro estavam os carros e, quando era dada a partida, saiam correndo na direcção dos seus carros, arrancando depois. Ickx não era a favor disso, pois dizia que com a ganância de arrancarem à frente, havia pilotos que só punham os cintos mais tarde e, por vezes, mal apertados. Então, nesse ano, todos correram, todos arrancaram e um piloto ficou parado no mesmo sitio: era Ickx. Depois de todos arrancarem, passo a passo dirigiu-se ao seu Ford:  entrou, com toda a calma e arrancou com um grande atraso. Nesse ano deu-se a estreia do lendário Porsche 917... Corriam também os Ferraris, Matras e Alfa Romeus, todos com motores 3 litros, e quem acabou ao fim de 24 horas por ganhar, apenas com um avanço de 110 metros, foi ... Jacky Yckx !!!
No Dakkar aqui pela Citroen
Ganhou ainda em 1975, com um Mirage da Gulf, depois foi piloto Porsche, e ganhou em 1976, 1977, 1981, sempre com os 936. Finalmente a sua última vitória foi em Le Mans, com o Porsche 956  - corria o ano de 1982.
Poucos sabem,  mas o seu nome está ligado à vitória do inovador Mazda 787B com motor rotativo , em 1991.Foi o primeiro carro nipónico a ganhar Le Mans, e Yckx ganhou não como piloto mas sim como "conselheiro" director da equipa Oreca que assistia o carro inscrito pela Mazdaspeed. A sua alcunha de "Mister Le Mans" é perfeitamente compreensível.
A sua carreira, depois de deixar os carros de pista, centrou-se no Rally Paris Dakkar, onde venceu em 1983 com a Mercedes Benz e um jeep. Guiou ainda no Dakkar pela Porsche e pela Citroen.
Outra grande curiosidade deste piloto  -  ou fatalidade do destino -  diz respeito ao ano de 1984, quando  ele era director de prova no grande prémio de formula 1 do Mónaco (cargo, aliás, que ainda hoje mantém) Essa prova gerou muito controvérsia, porque começou a chover muito e o comandante da prova - Prost -  começou a perder a vantagem que tinha para o segundo e terceiro pilotos. Prost,  cada vez que passava pela meta,  gesticulava imenso,  fazendo sinais a indicar que não havia segurança, mas Senna, no Toleman em segundo e Bellof no Tyrrel em terceiro, provavam o contrário, pois tiravam segundos em cima de segundos para Prost  . Finalmente Ickx dá a corrida por terminada quando os dois pilotos já estavam em cima dele. Claro que no fim da corrida, em que nem puderam ser atribuídos todos os pontos, a discussão foi enorme, com Senna e Bellof a sentirem-se prejudicados com a decisão, mas a darem nas vistas para as equipas futuras. Infelizmente, no ano seguinte, Ickx foi fazer a "sua" corrida de endurance em Spa com um Porsche oficial, enquanto Bellof corria com um Porsche igual mas privado, esperando ocupar o lugar de Ickx na equipa oficial no fim desse ano. Durante a corrida na difícil curva de Eau Rouge Bellof tenta passar Ickx que fecha a porta,  os carros tocam-se e o de Bellof esmaga-se contra a  barreira, provocando a sua morte... Depois dessa corrida,  Jacky Ickx só voltou a guiar em eventos de carros históricos, e só Ferrari ou Porsche.
"Mister le Mans" continua a viver em Bruxelas, acompanhando a carreira da sua filha Vanina Ickx.

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