Este brasileiro, lenda do automobilismo, de 68 anos, esta semana deixou-me perplexo com a noticia que ia regressar ás competições, com um Ferrari GT 458 nas 6 horas de São Paulo.
Nascido numa família onde a gasolina corre nas veias, pois seu pai Wilson Fittipaldi Sr foi além de jornalista da especialidade ainda fundador da Federação Brasileira de Automobilismo. Seu irmão Wilson Fittipaldi além de ter passado pela formula 1 como piloto, foi o grande impulsionador do projecto Copersucar-Fittipaldi na formula 1. O seu sobrinho Christian Fittipaldi, filho de Wilson também foi piloto de formula 1, orientando depois a sua carreira nos EUA na Champ Car onde também teve um acidente grave, e agora faz o campeonato Tudor de Resistência tendo este ano sido campeão na companhia do português João Barbosa. E para acabarmos e vermos bem este ADN motorizado dos Fittipaldis dois netos de Emerson, Pietro e Enzo já estão a correr nos EUA, e o seu filho mais novo Emmo dá os primeiros passos no kart.
Mas voltamos ao "rato" alcunha de Emerson Fittipaldi no Brasil, Brasil esse que ele resolveu abandonar no ano de 1969 para começar a sua carreira em Inglaterra, tendo ingressado na prestigiada escola Jim Russel. Começou a correr em formula 3 com um Lotus 59. No ano seguinte faz formula 2 com uma equipa semi-privada da Lotus e os bons resultados levam com que o génio Colin Chapman, dono da Lotus, que tinha acabado de assinar um chorudo contrato com a Gold Leaf , colocar um terceiro carro nalgumas provas de formula 1 para Fittipaldi nesse ano. Em 1971 faz a sua primeira época completa com a Lotus, e no ano seguinte com o patrocínio mítico da JPS vence o seu primeiro campeonato do mundo de formula 1, e sendo o primeiro brasileiro a ser campeão do mundo. Continuaria a guiar para a Lotus só mais um ano, pois em 1974 assina pela Marlboro-McLaren.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Já agora apenas uma pequena curiosidade que nada tem a ver com os automóveis, Emerson Fittipaldi quando estava já na fase final da sua recuperação do grave acidente de Michigan, e quando voava no seu avião privado, sobre a sua propriedade em São Paulo onde tem um enorme pomar de laranjeiras, para a produção de sumo, teve uma avaria perdendo altitude e caindo de uma altura de 300 pés voltando a ficar com graves lesões nas costas. No entanto voltou a recuperar e a partir dessa altura tornou-se um frequentador assíduo da igreja Batista de São Paulo.
Em 2008 Emerson e o irmão Wilson fizeram uma prova do campeonato brasileiro com um Porsche 997 GT3, marca que são os representantes oficiais para o Brasil.
![]() |
Eis o anuncio do regresso do grande Emerson ainda em Novembro. |
Parar é morrer...
ResponderEliminarPodes querer.
EliminarComo diz o ditado: "Prá frente é que é Lisboa"
Abraço